ALERTA: CHUVA LOCALMENTE FORTE E TEMPORAIS NO RS

31 de outubro de 2016

A passagem de centro de baixa pressão e o avanço de frente fria vão trazer condições favoráveis a tempo severo no Rio Grande do Sul nesta terça e no começo da quarta-feira. A MetSul Meteorologia adverte para a possibilidade de chuva por vezes localmente forte a torrencial em algumas cidades do Estado e ainda para o alto risco de temporais localizados com potencial para raios, vento forte e granizo. Alguns destes temporais isoladamente podem ser intensos e com possibilidade de danos. Corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera acentua o risco de vendavais muito fortes isolados. Os volumes de chuva, em média, devem ficar entre 20 mm e 40 mm na maioria dos municípios gaúchos, mas em algumas localidades é provável que chova de 50 mm a 100 mm, particularmente do Centro para o Oeste e o Noroeste gaúcho.

Áreas de instabilidade associadas ao calor já se formaram na tarde desta segunda-feira na fronteira com o Uruguai, entretanto entre a madrugada e o período da manhã desta terça é que se espera que surjam várias e intensas áreas de instabilidade com nuvens carregadas de grande desenvolvimento vertical. Já chove em diferentes pontos do território gaúcho na primeira metade do dia, mas será da tarde para a noite que a instabilidade tende a ser mais generalizada, alcançando cidades mais a Leste e Nordeste do Estado como a área de Porto Alegre que começará o dia com abafamento. A forte instabilidade permanece ainda nas primeiras horas da quarta, mas o tempo vai melhorar ao longo do dia, inclusive com o retorno do sol em vários pontos, esperando-se que o tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul da tarde para a noite, o que deve pelos dados de hoje livrar a partida pela Copa do Brasil na Arena do Grêmio de chuva na noite de quarta. A partir da quinta vai se iniciar uma sequência de dias com predomínio do sol no Rio Grande do Sul.
No Uruguai, a terça-feira (1/11) terá muita chuva e temporais em várias cidades do país com volumes de 50 mm a 100 mm em curto período em alguns pontos e tormentas fortes localizadas de vento forte e granizo. Um novo ciclone extratropical vai se formar no Leste da Argentina e deve provocar vento forte por várias horas no Sul e no Leste do Uruguai na quarta (2) com velocidade de 60 km/h a 80 km/h e rajadas mais fortes de 80 km/h a 100 km/h. Esse sistema estará muito mais afastado da nossa região que o último e seus impactos devem ser menores. No Rio Grande do Sul, o ciclone não deve ter impactos mais relevantes no meio da semana, exceto impulsionar uma nova massa de ar frio para o Estado com frio no amanhecer de quinta e sexta. (Meteorologista Estael Sias/METSUL)

Ao Vivo - Rádio Carazinho