Brasil vai renovar acordo automotivo com a Argentina, diz ministro das Relações Exteriores

11 de junho de 2016

Tags:Argentina
Foto: Ana de Oliveira
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, confirmou nessa sexta-feira que o Brasil renovará o acordo automotivo com a Argentina, que está para vencer. Ele fez a afirmação durante evento sobre comércio exterior em São Paulo.
“Nós vamos manter sim por um período maior”, afirmou. “A tendência não é revogar [o acordo] é esticar. Primeiro vamos ter que conversar mais e ver as coisas do Mercosul, eu acho que seria ineficiente fazer isso agora”, declarou.
Segundo o ministro, ele afirmou ao governo que não é momento de fazer mudanças “em cima da hora” e prorrogar as regras vigentes.

Na terça-feira, o ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera, já havia afirmado que o país tinha interesse em prorrogar o acordo por mais um ano. “[O acordo] Vai continuar nos mesmos termos, que são muito bons para a Argentina. Durante um ano”, disse ele a jornalistas, conforme reportagem da agência Reuters.
Na véspera, a associação das montadoras divulgou que faria reuniões sobre o tema na Argentina, na quinta-feira e nessa sexta-feira, junto com o governo brasileiro. As montadoras defendem a renovação por tempo maior do que um ano, mas acreditam que a manutenção do fluxo de exportação e importação atuais seja o principal ponto.(O SUL)

Ao Vivo - Rádio Carazinho