BRIGADA MILITAR DE CARAZINHO RECEBE EM MÉDIA 35 TROTES POR DIA

18 de maio de 2016

Tags:Carazinho
Foto: Arquivo Grupo Gazeta
Atualmente o comando do 38º BPM recebe em média 35 ligações que são consideradas trotes ao número de emergência, o 190. Em entrevista a Rádio Gazeta AM, o comandante do batalhão, coronel Marcelo Nunes, fez um alerta quanto a essas ligações indevidas.
Segundo o coronel, as ligações na maioria das vezes acontecem nos horários de entrada e de saída das escolas. “Nós gostaríamos de alertar as pessoas de nossa comunidade, de que o uso indevido deste telefone de emergência pode estar impedindo que nós possamos atender a um chamado real”.
Em alguns casos segundo o coronel, as viaturas chegam a ser deslocadas para o atendimento da suposta emergência, em outros casos as ligações conseguem serem filtradas e os trotes constatados.
Outra questão que também vem acontecendo e foi constatada pelo comando, é quanto as pessoas que não tem a tecla número 9 do celular bloqueada, e às vezes com o aparelho no bolso acaba realizando a chamada.
Punições
Em dezembro de 2007 a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, aprovou a proposta de suspensão por até 30 dias do serviço telefônico de quem passar trotes para os sistemas públicos de defesa, como as polícias, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.  Além de ter o serviço suspenso pela companhia telefônica, o assinante poderá, segundo o projeto, sofrer processo penal.  O texto determina que a punição deverá ser aplicada pela companhia telefônica, a partir de informações das centrais de atendimento dos órgãos de segurança, que gravam as ligações, o que torna mais fácil a identificação do trote.
Fonte:Portal Gazeta 

Ao Vivo - Rádio Carazinho