Carazinho discutirá direitos da Pessoa com Deficiência

17 de junho de 2016

Tags:Carazinho
Foto DM

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e/ou Altas Habilidades de Carazinho (CMPD) realizou um encontro com representantes de municípios da região e também da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

A reunião desta quinta-feira (16) foi no intuito de preparar a pauta para um fórum que ocorre no dia 12 de julho na Ulbra campus Carazinho, novamente com representantes de 19 municípios. “Basicamente a grande questão que temos é a acessibilidade e inclusão das Pessoas com Deficiência. E isso se refere tanto nas questões de educação, saúde, trabalho, transporte e arquitetônicas”, explica Jaqueline da Silva Rosa, coordenadora de Direitos da Pessoa com Deficiência da Faders.

Jaqueline salienta que o poder público deve estar junto com o CMPD no intuito de discutir essas questões. “As demandas variam conforme a cidade. Por exemplo, a questão do transporte pode necessitar de mais atenção em um lugar do que em outro. O objetivo é estabelecer políticas públicas para todas essas áreas”, contextualiza.

No evento que ocorre em julho, a primeira etapa, no turno da manhã, vai discutir a acessibilidade e inclusão. À tarde, serão realizadas oficinas. “É muito importante esse fórum, já que questões de interesse para a Pessoa com Deficiência serão levantadas”, ressalta Fabio Zanetti, presidente do CMPD.(Diário AM)

Ao Vivo - Rádio Carazinho