CARAZINHO SEDIA NESTA TERÇA (12) FÓRUM DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

12 de julho de 2016

Tags:Carazinho
Foto:Grupo Gazeta
Carazinho sedia nesta terça-feira (12) o 143º Fórum Anual da Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência). Será na Ulbra, a partir das 09h, e 19 municípios foram convidados a participar.
O presidente da Faders, Roque Bakof, participou do programa Lado a Lado Com a Notícia desta segunda-feira (11) acompanhado de Alessandro de Oliveira, secretário geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e/ou Superdotação/Altas Habilidades), destacando a importância da temática.
Esta é a programação:
8h às 8h30: Credenciamento
9h às 11h: Abertura Oficial e Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão
11h às 12h: Políticas Públicas Inclusivas – Relação Estado e Município
12h as 13h30: Intervalo
13h30 as 16h30: Oficinas Temáticas
16h30: Encerramento
Oficinas temáticas que serão oferecidas:
Politicas Públicas para Altas Habilidades:
Espaço de discussão sobre diretrizes para fomentar a implementação de Políticas Públicas direcionadas as Altas Habilidades/ Superdotação no âmbito dos governos locais.

Conselho e Comitê Gestor – espaços de monitoramento e implementação:

Espaço de discussão sobre a importância destes órgãos para a inclusão social da pessoa com deficiência, através da implementação e monitoramento das Políticas Públicas, com foco no aprimoramento de mecanismos de fiscalização e qualificação das mesmas na região. Também busca esclarecer sobre a criação, funcionamento e diferenças entre estes dois espaços dentro da administração pública.

Passe Livre – sensibilização da rede de Assistência Social:

Espaço de discussão e esclarecimentos relativos a concessão do Passe Livre Intermunicipal, aproximando a pessoa com deficiência dos demais programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) assim como apresentar a nova dinâmica do serviço estabelecida pela Faders Acessibilidade e Inclusão. 

Deficiência Intelectual: Espaço de discussão sobre Deficiência Intelectual abordando este conceito e as questões que envolvem o fazer pedagógico no dia a dia do contexto escolar.

Implementação da LBI no Município e o Legislativo Acessível:

Espaço de discussão e sensibilização dos gestores, vereadores, conselhos, entidades da sociedade civil e comunidade para os desafios da implementação da LBI em seu Município a partir de seus avanços normativos e fomento a revisão da legislação municipal conforme o novo marco legal.(Portal da Gazeta)

 

Ao Vivo - Rádio Carazinho