Conheça 4 formas de se preparar para períodos de crise financeira

7 de outubro de 2020

Tags:

Em tempos de crise financeira a presença digital é a luz no fim do túnel para qualquer gestor. Ter um site, aliado a uma boa hospedagem de site, é um dos pilares para manter o negócio relevante e atuante.

Um exemplo disso é o momento de crise provocado pela pandemia do Coronavírus. É graças a uma eficiente presença online que vários empreendimentos, dos mais diversos segmentos, ainda conseguem se manter no mercado, disponibilizando os seus produtos e serviços.

Se dizem que as crises, na verdade, são oportunidades, então confira nesse artigo algumas dicas para se preparar e superar períodos de dificuldade da melhor maneira possível, transformando os problemas em solução.

Os períodos de crise financeira e a era digital

Crises não são novidades, mas sim oportunidades. Basta um olhar atento para a história e poderemos concluir que, em vários momentos, foram os períodos de crise que forjaram soluções criativas e importantes. Ou seja, a necessidade é a mãe da criatividade.

E isso vale também para o momento de pandemia, em que se a crise ainda não bateu, com certeza vai bater na porta de muitos empreendimentos.

Sendo assim, tanto as pequenas empresas quanto os grandes negócios estão sendo e ainda serão impactados pelos efeitos que o Coronavírus gerou no dia a dia dos consumidores.

A melhor maneira de se preparar para o tempo feio e se manter firme diante da tempestade é contar com a tecnologia, afinal, estamos na era digital.

O consumidor utiliza ferramentas digitais no seu dia a dia e é importante que os empreendedores compreendam a importância da tecnologia para se preparar para os momentos de dificuldade.

Portanto, ter um site e investir em uma hospedagem de site já ajuda muito a consolidar a sua presença online, garantindo com isso mais engajamento com os seus clientes, mantendo a marca do seu negócio presente no cotidiano deles.

Porém, a superação da crise vai além disso e é preciso contar com outras ações para se manter preparado diante das dificuldades.

 

Conheça 4 formas de se preparar para períodos de crise financeira

Imagine a gestão de um negócio como uma jornada. Ao longo do caminho você irá passar por terrenos de fácil acesso, mas também deverá encontrar buracos, pedregulhos e tudo mais que pode atrapalhar a sua viagem.

As crises são assim. São as pedras no caminho que você vai encontrar. É por isso que você deve estar preparado, ter à disposição “pneus” mais resistentes e outros recursos importantes.

Por meio dessa analogia, você pode tirar lições valiosas para a gestão do seu negócio. Sendo assim, fique atento para essas dicas que mostram como você deve se preparar para enfrentar os períodos de crise financeira.

1 – Utilize a tecnologia a seu favor

Seja qual for a área do seu negócio, a automação dos processos é o recurso adequado para se preparar para a crise.

Pense, por exemplo, na gestão de um restaurante. A pandemia reduziu ao máximo a presença de clientes, apontando que o lucro será baixo e uma crise financeira aos poucos surge no horizonte.

Para sanar esse problema, se torna necessário investir mais na presença e na interação digital com os clientes, bem como estabelecer de vez ferramentas que viabilizam os recursos de entrega, por exemplo.

No caso de uma loja, a solução também passa pela tecnologia. Hoje em dia, é fundamental adotar um e-commerce, pois isso facilita ao máximo os clientes.

Uma loja não sofre tanto prejuízo a partir do momento que promove também as vendas online, viabiliza o atendimento e a quantidade das vendas. Inclusive, é possível utilizar no e-commerce o recurso dos chatbots.

Chatbots são atendentes virtuais, são uma tecnologia digital baseada nos conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning e atuam tornando mais fácil o atendimento ao cliente.

 

2 – Estabeleça metas

Qualquer negócio se mantém firme e forte diante de uma crise financeira graças a bons planejamentos e metas devidamente estabelecidas. Determinar metas a serem alcançadas auxilia a encontrar um rumo, um caminho a ser trilhado e objetivos a serem alcançados.

Aumentar para 30% as vendas nos próximos três meses”, esse é um exemplo de meta. “Ampliar a quantidade de clientes no próximo semestre”, eis aí um outro exemplo de meta a ser atingida.

Estabelecer tais objetivos de forma mensurável e com tempos determinados permite elaborar estratégias para que o empreendimento se mantenha vivo nos períodos conturbados de crise.

É importante levar em consideração as ferramentas digitais que ajudam a gestão na hora de planejar e atingir tais metas. Uma delas é a Conta Azul que é uma ferramenta de gestão financeira que auxilia no controle das finanças.

Por meio dela você organiza as contas a serem pagas, bem como obtém um bom controle do estoque, do fluxo de caixa e também é capaz de emitir boletos. É uma boa opção para pequenos empreendimentos.

Além do mais, é importante mensurar os resultados das estratégias adotadas. Ficar a par do que deu certo e o que deve ser melhorado. Isso tudo auxilia na gestão e planejamento de estratégias futuras.

Uma ferramenta muito útil nesse sentido é a Google Analytics, que traz dados precisos sobre o engajamento do seu público.

3 – Aumente a sua capacitação profissional

Mantenha-se atualizado, faça cursos, procure informações, utilize as redes sociais, especialmente o LinkedIn, para se manter em contato com pessoas e com conteúdo relevantes acerca do seu negócio e também de outros.

Hoje em dia é possível contar com uma série de cursos online que ampliam os conhecimentos sobre a gestão de um negócio e do uso das ferramentas digitais adequadas.

O conhecimento em um mundo em que a tecnologia muda cada vez mais rápido é uma boa maneira de se preparar para enfrentar crises.

Um exemplo disso é a quantidade de profissões novas, consideradas “do futuro”, e que estão surgindo justamente diante das mudanças provocadas pela era digital. Analistas de Big Data, Gestores de E-commerce, Desenvolvedores de IA, tudo isso são apenas alguns exemplos.

4 – Nunca esqueça da sua presença online

Esse é um conselho importante. É a presença na internet e a criação de conteúdo de qualidade que vai manter a sua marca engajada com o público. Lembre-se que com ou sem crise, as pessoas efetuam pesquisas sobre produtos e serviços na internet.

Por isso, ter um site e um blog já é meio caminho andado para consolidar a sua presença. Também não dá para esquecer de uma boa hospedagem de site.

A partir disso será possível estabelecer outras estratégias, tais como o uso de e-mail marketing e as redes sociais, tudo isso sem deixar de lado a produção de conteúdo relevante.

As crises existem para serem superadas

São em períodos problemáticos que surge a necessidade de sair da zona de conforto. No atual contexto, boa parte das oportunidades e soluções para superar as dificuldades estão na tecnologia.

Diante dessa realidade, é fundamental que todo e qualquer empreendedor, de qualquer tipo de negócio, sempre tenha em mente a importância da criação de bons conteúdos, do atendimento qualificado e da digitalização dos seus serviços.

Ao Vivo - Rádio Carazinho