Cooperalfa compra a Cotrel de Erechim

3 de setembro de 2016

Foto:Reprodução
O meu passarinho traz a informação que poderemos ter em breve na região do Alto Uruguai a atuação da Cooperativa Agroindustrial Alfa LTDA, que tem a sua matriz na vizinha cidade de Chapecó. A Cooperativa Alfa que tem mais de 15 mil associados e atua em mais de oitenta municípios do meio oeste catarinense, sudoeste do Paraná e em alguns municípios do Mato Grosso. A sua principal atuação está voltada para o setor de cereais, fomento de aves, suínos, leite e outras atividades. Sem contar que a Cooperalfa, tem a 30% das cotas capitais da Aurora.
O meu passarinho ultimamente tem sobrevoado com certa frequência pela Avenida Santo Dal Bosco até o bairro Triangulo e destaca que estaria havendo uma negociação para a Cooperalfa assumir definitivamente a Cotrel. Diante dos leilões que envolvem os frigoríficos da Cotrel que estão alugados para Aurora, não existe mais viabilidade econômica para a Cotrel se manter no mercado.
A Alfa está negociando com Cotrel para continuar as atividades no fomento de aves, suínos, leite e grãos. Com isto, todas as atividades que a Cotrel vem exercendo até hoje, deve ser assumido pela Cooperalfa de Chapecó.
Resta saber como ficará o quadro social. Se associam automaticamente a cooperativa ou é necessário um novo procedimento para tal. Como sou um pouco São Tomé que precisa ver para crer, prefiro esperar um pouco mais. Mas também existe um ditado que diz: onde a fumaça a fogo.
A Cotrel com uma dívida aproximada de R$ 500 milhões não tem como continuar nadando contra a correnteza. O presidente Luiz Paraboni Filho e sua diretoria já fizeram de tudo e um pouco, para tentar salvar a Cotrel.
Diante da atual situação financeira, não vejo outro caminho senão passar todos os negócios para Alfa. Com isto Paraboni ficaria marcado como o presidente que conseguiu manter milhares de empregos. Sem contar que conseguiu salvar a economia de mais de trinta municípios do Alto Uruguai. O faturamento da Cooperalfa em 2015 foi o dobro da empresa que mais faturou em Erechim.( Egídio Lazzarotto/JBV Online)

Ao Vivo - Rádio Carazinho