Curso do Sescoop/RS reúne conselheiros fiscais em Não-Me-Toque

13 de maio de 2016

Com o objetivo de capacitar os conselheiros fiscais para o exercício da sua função, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou nesta quinta-feira (12), em Não-Me-Toque, mais uma etapa regional do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais de cooperativas. O treinamento ocorreu no Mundo Cooperativo Gaúcho (Casa da Ocergs-Sescoop/RS), no parque da Expodireto Cotrijal, e reuniu conselheiros fiscais de várias cooperativas agropecuárias e de crédito da região. Os seis conselheiros fiscais da Cotrijal também participaram da atividade.
Em 2016, estão previstos 10 encontros em vários municípios gaúchos. A ideia é formar cerca de 300 conselheiros, para que possam exercer com maior assertividade a sua função.
O gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, explica que nesta etapa do projeto, em Não-Me-Toque, foi focada mais a parte de controles e auditorias interna e externa como formas de transparência da gestão da cooperativa. “Estamos priorizando os ramos agropecuário e de crédito, visto que a maioria dos conselheiros são produtores rurais que conhecem o seu negócio, mas na parte administrativa precisam de orientações para que as decisões sejam tomadas na forma que o cargo exige”, afirmou.
O curso é ministrado pelo palestrante Ciro Weber, da Weber Consultoria.
Segundo ele, a função de conselheiro fiscal requer conhecimento de legislação, de processos, de controles e da atividade operacional da cooperativa. “A ideia é fomentar e dar ferramentas para que os conselheiros possam exercer suas atividades de forma efetiva, consciente e com capacidade técnica. Quem fiscaliza tem que dar conforto para que a assembleia geral tome a decisão de aprovar ou reprovar contas e atos dos administradores”, pontuou.
Além de orientações básicas de legislação e de cooperativismo para análise de balanço, os participantes receberam Manual de Orientação para o Conselho Fiscal e Manual de Governança Cooperativa.
A intenção do Sescoop/RS é manter o programa entre os meses de maio e junho. Em 2015, a iniciativa contou com a participação de 83 cooperativas e 271 conselheiros fiscais de nove ramos do cooperativismo gaúcho e percorreu sete municípios do Estado, incluindo Não-Me-Toque.
Próximos cursos
17 de maio – Alegrete
18 de maio – São Sepé
19 de maio – Pelotas
24 de maio – Nova Petrópolis
31 de maio- Erechim
1º de junho – Ibiraiaras
8 de junho – Porto Alegre
Fonte:Portal da Gazeta 

Ao Vivo - Rádio Carazinho