DESEMPENHO NAS INDÚSTRIAS DO RIO GRANDE DO SUL VOLTA A CRESCER APÓS QUEDA DE QUATRO MESES

31 de março de 2016

Foto: Felipe Rau
O IDI-RS (Índice de Desempenho Industrial do RS), divulgado nessa quarta-feira pela Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), aumentou 1,2% em fevereiro, em relação a janeiro, considerando os ajustes sazonais. Foi o primeiro crescimento desde outubro de 2015, puxado especialmente pelo indicador de compras industriais, que registrou uma elevação de 4,6%, e pela UCI (Utilização da Capacidade Instalada), que subiu 2,4%, o maior nível desde março do ano passado, e atingiu 79,8%.
“O desempenho positivo ocorre por conta da baixa base de comparação, depreciada pela crise prolongada, pelo efeito do calendário, que aumentou o número de dias úteis, e pelo ajuste nos estoques”, avaliou o presidente da Fiergs, Heitor José Müller. Seguindo a tendência das compras e da UCI em fevereiro, o faturamento real das empresas se expandiu 1,5%.
Por sua vez, os indicadores de mercado de trabalho continuaram negativos. A diminuição de 0,3% no emprego foi a 13 seguida e a massa salarial registrou recuo de 0,7%. “A demanda doméstica fraca em consumo e investimentos e sem perspectiva de reversão mantém os prognósticos negativos para o setor em 2016”, previu Müller.
Se o resultado for comparado ao mesmo mês do ano passado, o IDI-RS apresentou um forte recuo, de 4,6%.
Fonte:O SUL 

Ao Vivo - Rádio Carazinho