Dois destinos pelo preço de um: veja quais companhias oferecem stopover de graça

18 de outubro de 2016

Tags:Mundo

Conexão prolongada, ou stopover, é quando o passageiro faz voluntariamente uma escala ou conexão com duração maior que 24 horas antes de sua destinação final, sem que isso acarrete um custo adicional à passagem.

Funciona assim: você compra uma passagem pra Berlim com a Air France, por exemplo, cujo voo tem conexão em Paris. E aíestende sua passagem pra ficar um tempo em Paris antes de ir a Berlim sem pagar nada por isso.
São poucas as companhias que oferecem o serviço gratuito, e muitas vezes ele é pouco divulgado e não aparece no site, o que faz a gente perder oportunidades. Então aí vai uma listinha de companhias que permitem o stopover sem custo saindo do Brasil. Normalmente só é permitido fazer o stopover quando você compra um voo de ida e volta (e pode-se escolher entre fazer a parada em um trecho ou o no outro). Se estiver achando complicado, pode pedir ajuda pelo telefone.

AIR FRANCE

Permite o stopover em Paris. Pra comprar, você precisa selecionar no buscador de voos do site a opção “múltiplos destinos”. Se sua viagem for pra Berlim e você quiser parar em Paris na ida, por exemplo, você seleciona um trecho SP – Paris, outro Paris – Berlim e a volta Berlim – SP. O preço é praticamente o mesmo do que se você selecionasse direto SP – Berlim. Não há limite de tempo (só os 90 dias que é permitido ficar na Europa como turista). Atendimento por telefone: (11) 4003-9955

TAP

Recém-lançada, a ferramenta da companhia portuguesa é supereficiente. O stopover está disponível em voos de longo curso de/para os EUA, Brasil, África e Europa. Na hora da compra no site, o buscador já te pergunta se você quer fazer o stopover, em que cidade (Lisboa ou Porto), se você quer ficar na ida ou na volta e quantas noites pretende ficar (são permitidas até 3). Como a TAP costuma ter tarifas em conta, isso é ótimo pra ficar uns diazinhos em Portugal antes de seguir pra outro país. Telefone no Brasil: 0800-025-8638

KLM

Permite o stopover em Amsterdã. Pra comprar, você precisa selecionar no buscador de voos do site a opção “múltiplos destinos”, esquema exatamente igual ao da Air France. Tem um tutorial passo a passo no site da companhia, dê uma olhada. Atendimento por telefone: (11) 4003-1888.

TURKISH AIRLINES

Mesma coisa das outras companhias: selecione a opção “múltiplos destinos” e você pode ficar na Turquia (a conexão é a Istambul) quanto tempo quiser até o seu próximo voo (há boas tarifas pra Ásia). E não precisa de visto. Atendimento no Brasil por telefone: (11) 3371-9600.

EMIRATES

Permite que você fique em Dubai por até 90 dias (o prazo pra permanecer no país como turista). Pra comprar, você seleciona no site a opção “múltiplos destinos” e monta sua viagem. O visto para entrar nos Emirados Árabes você também compra no site – se ficar até 4 dias você paga US$ 60. É uma ótima opção pra quebrar viagens longas pra Ásia, por exemplo. A companhia também oferece descontos em hotéis pra quem faz stopover, vale dar uma olhada. Atendimento no Brasil por telefone: (11) 5503-5000.

ETIHAD

Esquema muito parecido com o da Emirates: você seleciona no site a opção “múltiplos destinos” e monta sua viagem. O visto pra ficar até 4 dias em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, custa US$ 58. É também uma ótima opção pra quebrar viagens longas pra Ásia, por exemplo, e conhecer um pouco do Oriente Médio – sempre encontro boas tarifas pra Bangkok por aqui.  A companhia também oferece descontos em hotéis. Atendimento no Brasil por telefone: (11) 4700-2000.
Outras companhias que permitem o stopover gratuito e não têm voos saindo do Brasil (mas que podem ser úteis se você estiver rodando mundo afora): Air China (até 72 horas sem visto em Pequim ou Xangai), FinnAir (conexão em Helsinki, capital da Finlândia), Hawaiian Airlines (stopover em Honolulu, no Havaí), Icelandair (em Reykjavík, capital da Islândia),Japain Air (em Tóqui ou Osaka) e Singapore Airlines(em Cingapura).
(Betina Neves/Viaje Mais)

Ao Vivo - Rádio Carazinho