FISCAIS IRÂO VISTORIAR LIGAÇÔES DE ESGOSTO EM URUGUAIANA.

18 de junho de 2015

Iniciou nesta semana uma série de vistorias nos imóveis residenciais e comerciais em cerca de 25 bairros do município. Durante as visitas, técnicos contratados pela Odebrecht Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto, irão identificar possíveis irregularidades nos ramais e ligações de esgoto. A meta é identificar os pontos onde ocorrem despejos clandestinos de resíduos nas galerias pluviais, que acabam poluindo o Rio Uruguai e o lançamento de água da chuva na rede coletora de esgoto.
Os trabalhos devem durar dois meses e tem o objetivo de orientar os moradores sobre importância da conexão correta na rede de esgoto. Um estudo feito pela Odebrecht Ambiental apontou que seis mil moradores possuem rede de esgoto disponível, mas ainda não estão conectados ao sistema para terem seus dejetos coletados e encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto. Antonio Carlos de Alencar, diretor da unidade, explica que o resultado é o descarte de cerca de  2 milhões de litros de esgoto por dia, o que representa em média uma piscina olímpica de dejetos despejados diariamente no Rio Uruguai sem tratamento.
A responsabilidade de ligar o imóvel à rede pública de esgoto é do morador.  ” Quando a população não se conecta na rede ficamos expostos a doenças, infestações de insetos e mau cheiro, sem falar dos impactos negativos para o meio ambiente”, alerta Magnólia de Jesus, engenheira ambiental da concessionária. Aqueles que não se conectarem estarão desrespeitando a Lei Municipal 2456 de 1994, que determina a obrigatoriedade a partir da notificação da construção da rede pública.
Os técnicos que realizam as visitas, estarão devidamente uniformizados como prestadores de serviço da empresa, identificados com crachá e veículos. Em caso de dúvidas, o morador deve entrar em contato para o telefone 0800 771 0001 ou ir até ao atendimento comercial na Rua Flores da Cunha, 1516, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte; Radio Charrua AM/FM

Ao Vivo - Rádio Carazinho