Fórmula E será transmitida pela TV Cultura no Brasil

12 de janeiro de 2021

Tags:Brasil

A Fórmula E terá uma nova casa na televisão brasileira. Depois de seis anos tendo as corridas exibidas no Fox Sports, a categoria dos carros elétricos deixa de ser transmitida pelo canal, agora integrante do Grupo Disney, e passa a ser mostrada pela TV Cultura, emissora de sinal aberto pertencente ao governo do estado de São Paulo. O anúncio oficial deverá ser feito nos próximos dias.

A informação sobre a mudança de emissora foi divulgada pelo site Grande Prêmio, e confirmada por RACING. Desta forma, pela primeira vez em sete anos de existência, a Fórmula E terá suas corridas exibidas em TV aberta. Não se sabe ainda, porém, se algum canal por assinatura fechará acordo com a categoria para exibição no Brasil.

Há anos a TV Cultura não exibe campeonatos de automobilismo em sua programação. A última vez que isso aconteceu foi no início dos anos 1990, quando a emissora mantida pela Fundação Padre Anchieta mostrou corridas da Nascar. No final de 2020, a TV Cultura chegou a avaliar a compra dos direitos de transmissão da Fórmula 1, mas desistiu após tomar conhecimentos dos valores.

Com o acerto para transmissão da categoria dos carros elétricos, a emissora paulista busca agora a contratação de uma equipe de transmissão das corridas. Não se sabe ainda quem será o responsável pelas narrações ou comentários, tampouco se o canal contará com um repórter para trabalhar in loco nos finais de semana de ePrix.

Nos últimos anos, o canal público paulista tem retomado as transmissões esportivas, tendo exibido a Superliga de vôlei, e competições de futebol, como o Campeonato Paulista Feminino. Atualmente, a Cultura exibe em sua programação esportiva partidas do NBB, principal liga de basquete masculino do País. A LBF, liga feminina de basquete, também terá transmissão a partir de março.

A temporada 2021 da Fórmula E terá início no dia 26 de fevereiro, com a disputa do ePrix de Ad-Diriyah, na Arábia Saudita.

Ao Vivo - Rádio Carazinho