GOVERNO FEDERAL LIBERA R$ 6,6 MILHÕES PARA CIDADES ATINGIDAS PELAS ENCHENTES NA REGIÃO SUL

28 de dezembro de 2015

O governo federal liberou R$ 6,6 milhões, este mês, para seis cidades da Região Sul atingidas por chuvas nos meses de outubro e novembro, informou o Ministério da Integração Nacional. Hoje, a presidente Dilma Rousseff sobrevoou as áreas alagadas pela chuva dos últimos dias no Rio Grande do Sul. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, 38 municípios foram atingidos afetando 1.795 famílias – 1.479 estão desalojadas e 66, desabrigadas. No Estado, 12 municípios decretaram situação de emergência.
Reunião em Uruguaiana
Logo após sobrevoar o entorno de Uruguaiana e verificar os estragos causados pelas cheias do rios Uruguai e Quaraí, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com prefeitos dos municípios da região. Dilma estava acompanhada do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, além de outras autoridades. Na conversa, o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, disse que a presidente ouviu as demandas dos administradores.
Dilma ressaltou que a prioridade é “resgatar primeiro e depois reconstruir”. O prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret, destacou que a presidente irá acionar a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para o levantamento criterioso das perdas nas lavouras e na pecuária. O ministro da Integração retorna semana que vem para uma nova análise da região.
Segundo o Ministério, ainda não houve liberação de recursos para esses 12 municípios. Para que isso ocorra, os municípios ou o Estado têm de fazer o pedido ao governo federal. Inicialmente, as prefeituras são atendidas com kits de ajuda humanitária.

Ao Vivo - Rádio Carazinho