Guaíba segue subindo, atinge 2,62 metros e tem quarta maior cheia da história

22 de outubro de 2016

Foto: Brayan Martins
O nível do Guaíba voltou a subir e atingiu, na manhã deste sábado, 2,62 metros no Cais Mauá. De acordo com a MetSul Meteorologia, passa a ser uma das cinco maiores cheias dos últimos 80 anos. Conforme os registros históricos, o maior nível foi atingido em 1941, com 4,76 metros. No ano passado, o Guaíba foi a 2,94 metros, terceira maior cheia registrada no período.
Segundo o Sistema Metroclima, do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic-POA), as condições do tempo no momento não influenciam a vazão porque o vento sudoeste é fraco e não está represando a água. Para que ocorra o transbordamento é preciso que a água atinga 3 metros. Ano passado a Prefeitura teve que fechar as comportas ao longo da Avenida Mauá para evitar o alagamento da cidade, pois o nível chegou a 2,93 metros, mas em razão das ondas provocadas pelo vento, a água ultrapassava a marca limite. Entretanto, na manhã de hoje, um trecho da avenida Voluntários da Pátria, nas imediações da estação São Pedro, já apresentava alagamentos.
Região das Ilhas
As equipes da Defesa Civil de Porto Alegre estão percorrendo as áreas de risco na região do Arquipélago. Junto com o grupo do Centro Administrativo Regional (CAR) – Ilhas, os técnicos estão conversando com os moradores, distribuindo lonas e verificando os pontos de maior risco. Por conta dos alagamentos o trânsito segue bloqueado nos acessos à Ilha das Flores, nos dois sentidos do km 102 da BR-290; e em Eldorado do Sul no Km 107 da BR-290.(Rádio Guaíba)

Ao Vivo - Rádio Carazinho