MPF DE URUGUAIANA OBTÉM CONDENAÇÃO DE PREFEITO E SEVIDORES POR DESVIOS NO SUS

30 de abril de 2016

Tags:Uruguaiana
O Ministério Público Federal em Uruguaiana (RS) obteve na Justiça Federal local a condenação do antigo Secretário de Saúde e atual prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, do ex-farmacêutico da Prefeitura Elisandro Vogel e de seu pai, Roque Calisto Vogel, da empresa SULMEDI e de seus representantes Dalci Filipetto e Joel Antônio Cadore, por desvios de remédios do SUS. Foi, por ora, absolvida Maristela Três Filipetto.
A Ação Civil por ato de Improbidade Administrativa de nº 5003420-19.2014.404.7103 foi ajuizada em razão da não entrega ao SUS de medicamentos adquiridos, via licitação, da empresa Sulmedi Comércio de Produtos Hospitalares LTDA. A ação é desdobramento da Operação Saúde.
Elisandro Vogel atestava o recebimento de remédios que não eram enviados pela empresa Sulmedi, a mando de Dalci Filippeto. Joel Cadore então realizava encontros com o ex-secretário de Saúde e atual prefeito de Uruguaiana, juntamente com Elisandro, para pagamento de quantias em dinheiro para encobrir a fraude.
Elisandro e seu pai Roque, em troca disso tudo, receberam um apartamento em Uruguaiana e a reforma de uma casa em Santo Ângelo.
A decisão do juiz Adérito Martins Nogueira Júnior, da 2ª Vara Federal de Uruguaiana determina que Luiz Augusto Fuhrmann Schneider e os demais envolvidos devolvam à União o total de R$336,8 mil à União, pagos indevidamente à Sulmedi em julho de 2010. A Justiça também decreto a indisponibilidade de todos os bens, direitos e ações, inclusive ativos financeiros, até o limite de tal valor, existentes em nome do prefeito. Os direitos políticos pelo prazo de cinco anos também foram suspensos, além da imposição de multa civil em montante equivalente à metade do valor do dano a ser ressarcido. Também, foi decretada a perda do apartamento de Elisandro Vogel e que estava em nome de seu pai.
A suspensão dos direitos políticos dependem do trânsito em julgado para serem executados.
Fonte:Rádio Charrua 

Ao Vivo - Rádio Carazinho