O Banco Central está de olho em nove bancos brasileiros

19 de maio de 2016

Tags:Brasil
Foto: BC
O BC (Banco Central) mantém sob “acompanhamento especial” pelo menos nove bancos de todo o Brasil, analisando de forma detalhada as suas operações no que se refere a aspectos como estabilidade e liquidez. A informação consta em um recente relatório interno da autoridade monetária.
O documento, elaborado para uma reunião do Comef (Comitê de Estabilidade Financeira) do BC, agendada para esta quinta-feira, informa que os pequenos bancos sob acompanhamento especial incluem instituições como Banif, Máxima, Ficsa, Gerador, Pottencial, Mercantil do Brasil, BPN Brasil e Pan.
Em geral, são empresas de atuação concentrada em nichos como financiamento imobiliário, crédito consignado e voltado a pequenas e médias empresas. Segundo especialistas, esse monitoramento reflete a preocupação do BC com a excessiva alavancagem, perdas recorrentes, dificuldade de venda de ativos e riscos de reputação, uma ameaça à estabilidade do sistema financeiro.
BTG Pactual
A lista inclui, ainda, o BTG Pactual, na esteira dos fortes resgates que o banco sofreu após a prisão, em novembro do ano passado, do presidente do grupo, André Esteves, no âmbito da Operação Lava-Jato. Após a libertação de Esteves, a empresa tem implementado um programa de recuperação.
Fonte:O SUL 

Ao Vivo - Rádio Carazinho