Operação Combate Fraude a Importações em Cinco Cidades do RS

25 de outubro de 2016

 Foto: Receita Federal 
A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram na manhã desta terça-feira uma operação para desarticular um esquema de fraude a importações e evasão de divisas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A operação Elipse tem o objetivo de cumprir dez mandados de busca e apreensão em Cachoeirinha (1), Eldorado do Sul (1), Guaíba (1), Novo Hamburgo (1), Porto Alegre (4) e Itajaí (2). 
Conforme a PF, a fraude seria praticada por um grupo empresarial especializado em comércio internacional para beneficiar companhias que atuam no mercado brasileiro. O esquema consiste na ocultação do real importador. Dessa forma, as companhias envolvidas quebravam a cadeia do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e sonegam o pagamento do tributo.  
Como as empresas intermediárias têm sede em estados que gozam de benefícios de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e por onde as mercadorias são importadas, a fraude também propiciou o pagamento de alíquota menor do imposto estadual.
A engenharia criminosa montada resultava no subfaturamento das importações, no pagamento a menor de tributos, na possível remessa ilegal de valores ao exterior, além do desequilíbrio ao mercado. Segundo levantamento da Receita Federal, as operações de importação que são objeto da investigação se aproximam dos 200 milhões de dólares. Os investigados responderão por descaminho e evasão de divisas. (Correio do Povo)

Ao Vivo - Rádio Carazinho