OPERAÇÃO DESMANCHE FECHA 17 EMPRESAS

19 de abril de 2016

Foto: Rodrigo Ziebell
A força-tarefa designada para fiscalizar o cumprimento da lei dos desmanches no estado promoveu nesta terça-feira (19) a nona edição da Operação Desmanche em Gravataí. A Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil, o Detran/RS, o Instituto Geral de Perícias e Brigada Militar fecharam um estabelecimento à margem da RS-118. Uma pessoa foi presa e peças roubadas foram localizadas. A operação mobilizou 30 agentes dos órgão de segurança do Estado.
Nas nove operações da força-tarefa, foram fechadas 17 empresas que atuavam irregularmente com comércio de peças usadas: 11 em Porto Alegre, quatro em Gravataí, uma em Viamão e uma em Sapucaia. Na maioria delas, foram encontradas peças roubadas. Foram presas 16 pessoas no total. Mais de 630 toneladas de sucata foram apreendidas e encaminhadas à reciclagem.
Consulta
O consumidor pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran-RS. Essas empresas têm na fachada o logotipo da Autarquia, e cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica.
Também é possível consultar, no site do Detran-RS, a relação de empresas credenciadas. Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos, além da garantia de origem lícita, as peças passaram pelo aval de um responsável técnico, que atesta suas condições de segurança. Também é possível fazer uma busca por peças e por municípios.
Fonte:O SUL 

Ao Vivo - Rádio Carazinho