PARCEIROS VOLUNTÁRIOS BUSCA ADESÃO DOS URUGUAIANENSE PARA TRABALHO VOLUNTÁRIADO

4 de fevereiro de 2016


Após curto recesso, no dia 25 de janeiro iniciaram as atividades da Unidade Uruguaiana da ONG Parceiros Voluntários. Neste momento, a entidade encontra-se com as portas abertas para captação de novos voluntários, ou seja, de pessoas que queiram fazer a diferença, disponibilizando tempo e dividindo conhecimentos com quem precisa.
Segundo a coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários de Uruguaiana, Arielly Fagundes, uma das maiores dificuldades que vem sendo enfrentadas no município é a pequena procura pelo voluntariado. Ela informa que atualmente a Unidade conta com 25 voluntários cadastrados e ativos, divididos em voluntários sistemáticos e pontuais. “Hoje contamos com 10 entidades cadastradas, porém nove estão em funcionamento”, diz. Numa cidade com a população estimada em mais 129 mil habitantes, com muitas empresas, universidades e escolas, o número realmente é muito baixo.
Boas previsões para 2016
Apesar da pouca adesão da população uruguaianense, a expectativa de Arielly para 2016 é bem positiva. A previsão é de muita ação, com a continuidade dos projetos já andamento, que incluem o programa voluntário pessoa física, programa voluntário pessoa jurídica, a tecnologia social Tribos Nas Trilhas da Cidadania, Capacitações para OSC’s ,  3ª edição do projeto Baile das Princesas, Ações do Comitê da Juventude , além do aniversário de 15 anos da Unidade Uruguaiana.
Mais adesão da população
Para Arielly, a maior dificuldade ainda é o pequeno número de pessoas que procuram o voluntariado. Outros problemas também são enfrentados, como a falta de comprometimento dos voluntários em permanecerem na entidade que escolheu para voluntariar e a dificuldade de empresas aderirem ao voluntariado como responsabilidade social.
Para sanar essas dificuldades, a coordenadora da Parceiros Voluntários de Uruguaiana diz que está sendo planejada uma mobilização para atrair maior número de voluntários dentro das empresas. A ideia é apresentar o trabalho da ONG dentro das  universidades, escolas e bairros.
Para a permanência dos voluntários, informa que desde o ano passado a Unidade, juntamente com as entidades cadastradas, está trabalhando para que todas possuam um coordenador voluntário responsável pela gestão do grupo de voluntários. “Neste ano temos a previsão de uma capacitação para estes coordenadores.  Também queremos aumentar o número de Organizações Sociais cadastradas”, assegura.
Uma grande conquista
O ano de 2015 marcou boas conquistas no voluntariado de Uruguaiana. Uma delas, foi a consolidação do projeto “Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível”, realizado pela Unidade Parceiros Voluntários de Uruguaiana em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu). A segunda edição, realizada em novembro, foi um grande sucesso, que contou com ampla participação de diferentes segmentos da sociedade.
“A cada ano, felizmente, a unidade tem crescido, ano passado obtivemos muitas conquistas, mas posso citar como as maiores: o início de um trabalho em rede com as organizações da sociedade civil que participaram da qualificação Elaboração de Projetos Sociais, a consolidação do projeto do Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível, a reativação dos coordenadores de voluntários das OSC’s e a criação do Comitê da Juventude de Uruguaiana”, destaca Arielly.
Ficou interessado em se tornar um voluntariado? Entre em contato com a Unidade Parceiros Voluntários de Uruguaiana, braço social da Aciu, através do telefone 3412-6048, com Arielly.
Redação: Giovana Petrocele

Ao Vivo - Rádio Carazinho