Partido Verde dos EUA pede recontagem de votos em três estados

26 de novembro de 2016

Tags:EUA
Foto: Win Mcnamee
O Partido Verde dos Estados Unidos, por meio de sua candidata Jill Stein, protocolou nesta sexta-feira um pedido para recontagem de votos no estado de Wisconsin. O republicano Donald Trump obteve vantagem mínima contra a democrata Hillary Clinton neste e em outros dois Estados.
Jill também pediu recontagem em Michigan e na Pensilvânia, outros locais com diferenças pequenas entre os concorrentes à Casa Branca. O Wisconsin daria dez votos no colégio eleitoral para Hillary, em caso de mudança no resultado. Ainda insuficiente, mas uma reversão, por exemplo, na Pensilvânia (20 delegados), começaria a mudar a história eleitoral.
A recontagem deverá começar na próxima semana. A ação do partido foi definida depois das urnas mostrarem um resultado amplamente diferente das previsões de pesquisas de intenção de voto. “A única forma de saber se um ciberataque não influenciou o resultado é examinar minuciosamente a evidência física dos votos”, relatou Jill.
Nacionalmente, Hillary conseguiu 2 milhões de votos a mais que seu rival republicano, segundo os cálculos do Cook Political Report. A vantagem de 1,5 ponto não muda em nada o resultado da eleição, pois Trump conseguiu a maioria dos delegados do Colégio Eleitoral (290 contra 232) para chegar à Casa Branca.(Correio do Povo)

Ao Vivo - Rádio Carazinho