POSSIBILIDADE DE NEVE E/OU CHUVA CONGELADA NO SUL DO BRASIL E URUGUAI

10 de junho de 2016

Tags:Uruguai

A MetSul Meteorologia não descarta a chance de ocorrência de precipitação invernal, seja na forma de neve ou chuva congelada, em parte do Rio Grande do Sul nesta sexta e ainda no sábado. A chegada de um reforço de ar polar traz nuvens e precipitação em pontos do Estado durante a sexta, mais na Metade Sul entre a madrugada e de manhã, e da tarde pra noite principalmente em locais da Metade Norte. A combinação de precipitação com temperatura extremamente baixa em altitude e ponto de congelamento em alturas baixas pode favorecer neve ou chuva congelada inicialmente em pontos da Serra do Sudeste (Canguçu, Pinheiro Machado e Caçapava) nesta sexta e no final do dia na Serra e, sobretudo, no Sul e no Leste dos Aparados e no Planalto Sul Catarinense.
No sábado, a possibilidade de neve e/ou chuva congelada persiste em áreas acima da cota de 800/1000 metros na Serra e, principalmente, nos Aparados e Planalto Sul Catarinense. Se os fenômenos vierem a ocorrer, e enfatizamos que não há consenso dos dados sobre a sua ocorrência, não deve ser esperado episódio de grande magnitude em extensão e acumulação como o registrado em 2013. Os volumes de precipitação indicados pelos modelos são bastante baixos, o que acentua a incerteza sobre a perspectiva de fenômenos invernais.
Uruguai – Já no Uruguai consideramos provável o registro de “aguanieve” (chuva misturada à neve) e/ou neve granular (“granizo blando”) em pontos do país nesta sexta (10) devido ao frio intenso e à circulação de umidade de um cavado polar sobre o Oceano Atlântico. (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall)

Fonte: Metsul

Ao Vivo - Rádio Carazinho