PREÇO MÉDIO DO ALUGUEL COMEÇA EM QUEDA

17 de fevereiro de 2016

Foto: Danilo Verpa
Os preços de locação registraram uma queda de 0,16% em janeiro deste ano frente a dezembro de 2015. Esse foi o nono recuo nominal seguido do indicador nessa base de comparação, segundo informou a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O Índice FipeZap de Locação acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos em nove cidades.
Os valores anunciados para locação considerados no cálculo do indicador são referentes a novos aluguéis – ou seja, a taxa não mede a variação dos contratos vigentes (reajustados automaticamente pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) ou por outros indicadores de correção).
Nos últimos 12 meses encerrados em janeiro, o índice FipeZap acumula queda nominal (sem levar em conta a inflação) de 3,66%. No mesmo período, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do País, atingiu 10,71%.
De acordo com a Fipe, o preço médio anunciado para locação por metro quadrado nas 11 cidades pesquisadas em janeiro deste ano foi de 30,97 reais por mês. No mesmo período, comparado a dezembro, a maior queda partiu de São Paulo, com -0,5%. Na sequência, aparecem Belo Horizonte (MG), com -0,37%, e Santos (SP), com -0,27%.

Fonte:O SUL 

Ao Vivo - Rádio Carazinho