Prefeitura de Caxias do Sul antecipa pagamento de IPTU para janeiro

8 de novembro de 2016

Foto: Diogo Sallaberry
O vencimento para pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2017 de Caxias do Sul será antecipado. No ano passado, o prazo para o pagamento do IPTU com descontos venceu em 8 de março. O cronograma da prefeitura prevê que no ano que vem o pagamento seja antecipado para 10 de janeiro. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista até esta data terão descontos de 15%, se não tiverem dívida com o município. O proprietário de imóvel com atrasos terá desconto de 10% à vista.
De acordo com Gilmar Santa Catharina, secretário de Gestão e Finanças de Caxias do Sul, a medida visa amenizar os efeitos da queda da arrecadação na arrancada do ano para que a prefeitura possa continuar com os compromissos em dia. A perda de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) projetada para o ano que vem é mais do que o dobro do que Caxias do Sul deve perder em 2016. A projeção é de queda de R$ 38 milhões na receita de 2017; neste ano, a diminuição gira em torno de R$ 15 milhões. O secretário diz que o decreto de cortes de despesas, como horas extras, é justamente para fechar as contas deste ano.
Na manhã desta segunda-feira (7), a antecipação do IPTU entrou na pauta de transição do governo de Alceu Barbosa Velho para o de Daniel Guerra. O futuro prefeito aprova a antecipação.(Rádio Gaúcha)

Ao Vivo - Rádio Carazinho