PREFEITURA DEVE INAUGURAR NOVO CREAS ATÉ FINAL DO SEGUNDO SEMESTRE

20 de junho de 2015

Na tarde de hoje o Prefeito Schneider esteve junto ao Secretário de Ação Social e Habitação, Rogério de Moraes, ao Procurador Geral do Município, Mateus Henrique de Carvalho e ao Engenheiro Civil Paulo Ruas, visitando as instalações do antigo CACAU, no Bairro Ipiranga. O local vem sendo estudado para reforma e construção de uma unidade do CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.
O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
O Cacau opera atualmente em nova instalação no Centro da Cidade, e com objetivo de manutenção e resguardo da antiga instalação da instituição, a gestão do município tomou como medida o reaproveitamento do patrimônio público para fins sociais. Um grande trabalho no amparo à famílias com fragilidades relacionais.
Fonte: Assecom Prefeitura Municipal de Uruguaiana

Ao Vivo - Rádio Carazinho