Susepe e Ufrgs firmam parceria para atendimento veterinário a cães de guarda

8 de outubro de 2016

Foto: Susepe
Um protocolo de cooperação assinado entre a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) e a Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) viabiliza atendimento médico veterinário para cães da guarda prisional. Os animais serão atendidos por médicos veterinários do HCV/Ufrgs (Hospital de Clínicas Veterinária). Consultas com especialistas, exames complementares e cirurgia em geral contemplam a parceria.
A iniciativa foi intermediada pela agente penitenciária, com formação em Medicina Veterinária, Natalie Soter entre a professora e vice-diretora do HCV, Stella Valle, do Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias. Como contrapartida no acordo, explicou Natalie, os cadáveres serão entregues para a prática de estudos e cães cadastrados vão doar sangue para o laboratório do HCV.
Nessa quinta-feira (6), o banco de sangue do hospital recebeu dos cães 450ml por animal. Inicialmente, os doadores foram os rottweilers Gaia e Apolo, ambos do Presídio Central de Porto Alegre. A periodicidade para doar sangue é de três em três meses.
Para Natalie, esta cooperação, que é inédita, vai promover atendimento digno aos cães que trabalham em presídios. “Esses cães vão ajudar outros animais doentes que necessitam receber transfusão de sangue. Com isso, esta parceria torna nosso trabalho gratificante, pois eles serão atendidos com toda a estrutura de hospital”, informou Natalie.
Nesta semana dois cães da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), Brutus e Alemão, passaram por consulta e um deles já tem agendada uma cirurgia, graças a esta cooperação entre as instituições.
A agente penitenciária administrativa Vanessa Silva de Souza, da Seção de Cães de Guarda Prisional, disse que, diariamente, cuidam da parte burocrática da alimentação e do estado sanitário dos animais em todo o Rio Grande do Sul.

Natalie e Vanessa são ainda responsáveis pelo cadastramento dos cães junto ao Departamento de Patrimônio/Susepe e pela microchipagem dos cães. A seção de Cães de Guarda Prisional está ligada ao Departamento Administrativo da Susepe.(O SUL)

Ao Vivo - Rádio Carazinho