URUGUAIANA TERÁ CENTRO POP NO BAIRRO RUI RAMOS

11 de fevereiro de 2016

Foto: Rede Sociais



Nesta quinta-feira, dia 11/02, após o Programa Voz de Uruguaiana, informativo da Prefeitura Municipal, o prefeito Schneider, acompanhado do secretário municipal de Ação Social e Habitação, Rogério de Moraes, vistoriou o início da construção do Centro POP, nas dependências do antigo CACAU, na rua Fernando Ferrari, no bairro Rui Ramos. O valor da obra é de R$ 561.650,00.


A Administração Municipal buscando a eficiente utilização de espaços públicos, naquele local, após procedimentos técnicos, implantará um Centro POP e outros serviços que atendam as demandas sociais. Também, naquele prédio, após a reforma, serão implantados os seguintes projetos: 1) Centro POP; 2) Subunidade do CREAS – Centro de Referência Especial de Assistência Social com o Serviço da Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Abordagem Social, fundamentais para a identificação das necessidades da comunidade com os devidos encaminhamentos à rede de atendimento; e 3) Programa PET – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com salas destinadas ao desenvolvimento de projetos que visam a inserção da comunidade no mercado de trabalho, por meio de cursos de capacitação para inclusão social. 



O que é Centro POP? O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), previsto no Decreto nº 7.053/2009 e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, constitui-se em unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade, de natureza pública e estatal. Diferentemente do CREAS, que atua com diversos públicos e oferta, obrigatoriamente, o PAEFI, o Centro POP volta-se, especificamente, para o atendimento especializado à população em situação de rua, devendo ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. O Centro POP representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.


Além do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que deve ser obrigatoriamente ofertado no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, a Unidade poderá ofertar também o Serviço Especializado em Abordagem Social, conforme avaliação e planejamento do órgão gestor local, desde que isso não cause prejuízos ao desempenho da oferta do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.


Destaca o Prefeito Schneider que “Este é mais um exemplo de como podemos superar a crise. Nesta abordagem estamos conseguindo inúmeras melhorias e projetos como, por exemplo, a Faculdade de Medicina, para que nossa população sinta orgulho de nossa Uruguaiana”, disse.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Uruguaiana

Ao Vivo - Rádio Carazinho