Artista César Oliveira recebe hoje (07), título de Adido Cultural do RS

7 de janeiro de 2020

O cantor e compositor César Oliveira é a primeira personalidade gaúcha a receber o título de Adido Cultural do RS, concedido pelo governo do Estado, por meio do decreto 54.943, de 22/12/2019, a cidadãos que, por sua dedicação à cultura rio-grandense, contribuem para a consolidação e preservação da identidade cultural do Estado.

Será nesta terça-feira (7/1), às 14h, no gabinete do governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, com a presença da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, a quem cabe indicar os adidos culturais.

César Oliveira de Souza nasceu em 8 de dezembro de 1969 em Itaqui. Filho e neto de artistas rio-grandenses, que desenvolveram suas carreiras na “era de ouro das rádios” e programas de auditório, tem sua trajetória cultural reconhecida por ser músico, compositor, empresário, administrador, gestor, ativista e articulador cultural.

Iniciou seus aprendizados mais intensos sobre a cultura sul rio-grandense em São Gabriel, nos anos de 1980, participando das invernadas artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas Tarumã e Caiboaté. Nos idos de 1990, integrou o grupo folclórico Os Chimangos, período em que realizou diversas turnês pela Europa. Oliveira fundou, na época, a Academia de Arte, Música e Dança Musicancha, em São Gabriel, onde atuou durante seis anos.

Gravou em carreira solo sete CDs e, em dupla com Rogério Melo, foram mais de 16 trabalhos e três DVDs, todos com sua direção artística e produção. Entre prêmios e indicações, destacam-se a indicação ao Grammy Latino, em 2013, como Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras com Era Assim Naquele tempo…!, e cinco indicações ao Prêmio da Música Brasileira, sendo premiado com Rogério Melo em 2008, como Melhor Dupla Regional do Brasil.

Além disso, o músico foi indicado no Prêmio Açorianos nos anos de 2004 como Compositor de Música Regional, em 2008 como DVD do Ano com O Campo – Ao Vivo, e, em 2011 com Disco de Música Regional com o CD Rio-Grandenses. (Sedac)

Ao Vivo - Rádio Carazinho