Governo Federal extingue rádio MEC AM, a emissora mais antiga do Brasil

8 de julho de 2019

Tags:Brasil

EBC decidiu extinguir a rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Trata-se da mais antiga emissora de rádio em funcionamento no Brasil. Foi inaugurada em 1923, quatro anos após o surgimento da pioneira Rádio Clube de Pernambuco.

De acordo com o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) precisa ser enxugada. Então, com a decisão, no dia 31 deste mês, o sinal da emissora será desligado.

Fundada por Roquette-Pinto, sob o nome de Rádio Sociedade, a emissora, treze anos depois, foi doada ao governo federal. Com cerca de 50 mil registros e produções, o veículo possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

A Rádio MEC AM conta com uma programação totalmente voltada para a difusão da cultura brasileira. A emissora contempla toda a diversidade musical do País, de gêneros como o choro, a música regional, a música instrumental e de concerto, a rádio MEC FM continuará no ar.

Ao Vivo - Rádio Carazinho