Rede Associadas ultrapassa mil farmácias com expansão para Goiás e Santa Catarina

8 de março de 2021

Tags:Brasil

As incertezas de 2020 não abalaram os planos de expansão e crescimento da rede gaúcha Farmácias Associadas, que fechou dezembro cumprindo a projeção de ultrapassar as mil lojas – 125 lojas cadastradas somente no ano passado.

Além do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul, estados em que já atuava, a rede inaugurou sua presença em Santa Catarina e Goiás, em cujos territórios deve intensificar as operações ao longo de 2021. Nos últimos 12 meses, a marca atingiu um faturamento de R$ 1,34 bilhão, o que corresponde a um crescimento de 14,3% em relação a 2019, consolidando-se como a maior rede associativa de farmácias do país.

Os percentuais acompanham os números positivos registrados pelo setor. Ao longo de  2020, o varejo farmacêutico brasileiro apresentou um crescimento de 15,6% em seu faturamento, movimentando um volume de R$ 139 bilhões, de acordo com levantamento recente do instituto de pesquisas IQVIA.

A expansão das operações da rede explica o resultado positivo. Fundada em Porto Alegre no final de 1999, a Farmácias Associadas passou quase duas décadas atuando somente no Rio Grande do Sul, com foco especial nas cidades do interior, onde construiu relação sólida com as comunidades locais. Em 2018 juntaram-se ao projeto os primeiros associados de Mato Grosso do Sul, que hoje já conta com 85 lojas em 45 cidades.

Seguindo um planejamento que já estava traçado, 2020 foi o ano de incorporar associados em Goiás e Santa Catarina – que possuem, por enquanto, 16 e duas lojas, respectivamente. O número, porém, muda constantemente, com novas adesões programadas já para o primeiro trimestre de 2021.

Na avaliação do presidente da Farmácias Associadas, Ricardo Silveira, o modelo associativo é o que vem apresentando o maior crescimento dentro do segmento do varejo farmacêutico. Diferente de uma grande corporação ou franquia, a junção de farmácias independentes sob a mesma bandeira, preservando a autonomia administrativa, permite maior flexibilidade para os empresário em realidades distintas.

“A proximidade e a relação de amizade dos proprietários com as suas comunidades também são fatores decisivos para o crescimento de um projeto associativo como o nosso. Essa conexão com o público fortalece o papel da farmácia como agente de saúde pública e deve ser a tônica para o setor nos próximos anos”, acrescenta Silveira.

Crescimento e expansão seguem em 2021

Consolidada como a maior rede associativa de farmácias do país em número de lojas e também em faturamento, a Farmácias Associadas planeja seguir crescendo de forma gradual e sustentável.

“Vamos firmar nossa presença em Santa Catarina e Goiás, mas também seguimos na busca constante por associados identificados com o nosso projeto no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, onde ainda há espaço para crescer”, salienta o presidente da Farmácias Associadas, Ricardo Silveira.

Sobre a Farmácias Associadas

Um projeto associativo como a Farmácias Associadas é baseado em premissas diferentes daquelas estabelecidas no varejo regular ou de franquias. O processo de adesão à marca é bem diferente das rotineiras aberturas relâmpago. Para aderir à Farmácias Associadas, o empresário independente torna-se sócio, e passa a ter acesso aos benefícios proporcionados pela Rede, entre eles:

  • Programa Conexão, ferramenta para compras coletivas que oferece condições comerciais exclusivas aos associados
  • Cartão de Vantagens, que oferece descontos competitivos aos clientes
  • Disponibilidade de Aplicativo de Compras para os clientes, além de e-commerce pelo site
  • Ferramentas de Marketing, como investimentos em publicidade, produção de encartes de ofertas e campanhas para as lojas
  • Rede de Informações Técnicas de Gestão, para auxiliar o empresário na gestão do dia a dia do seu negócio
  • Assistência Jurídica para os trâmites diários junto aos órgãos reguladores do setor
  • Sistema Próprio para a gestão das farmácias disponibilizado pela Rede
  • Marca própria com mais de 200 itens de higiene, beleza e suplementos alimentares
  • Cursos e treinamentos sobre temas variados referentes à gestão das farmácias, RH e Vendas para associados e seus colaboradores
  • Constante renovação do Manual de Identidade Visual, para ressaltar e unificar a abrangência da marca
  • Central de Relacionamento em Porto Alegre, que abriga o corpo de colaboradores, divididos em seis Departamentos, e também a Cooperativa dos Proprietários de Farmácia do Rio Grande do Sul (Coopefars)
  • Projeto Clínica Associadas, coordenado por um grupo de farmacêuticos habilitados para implementar o serviço de farmácia clínica nas unidades, com o objetivo de prestar serviço de saúde à população

Fonte: Diario AM 780

Ao Vivo - Rádio Carazinho